Melvin Jones

Melvin Jones

No dia 13 de janeiro de 1879, nascia em Fort Thomaz, no Arizona, USA, um cidadão americano que recebeu o nome Melvin Jones. Com 21 anos de idade entrou para o escritório de Johnson & Higgins Insurance Brokers, no qual se tornou um profundo conhecedor do ramo de seguros ao ponto de, apenas alguns anos mais tarde, organizar a sua própria empresa, a Melvin Jones Insurance Agency.

Em 1909, casou-se com Rose Freeman, que foi a sua inspiradora na implantação de seus ideais. Com 33 anos, já um próspero agente de seguros Melvin foi levado, por um amigo, a participar de um almoço no Business Circle de Chicago, um dos vários clubes existentes e que funcionava como uma espécie de clube de reciprocidade comercial e profissional.

Chegou a ser secretário desse clube, em 1914. Melvin Jones, agora um atuante advogado e um bem sucedido empresário começou a ter a brilhante ideia que revolucionou o conceito desses clubes americanos.

Partindo do principio de que “Ninguém avança na vida se não começar a fazer alguma coisa pelo próximo”, aproveitou a grande força coletiva desses clubes para direcionar essa força no sentido de ajudar, desinteressadamente, as pessoas que mais necessitam de ajuda.

Em 1916, apoiado pelo seu clube, começou a se corresponder com outros clubes congêneres no esforço obstinado de convencê-los a se interessar por um processo que pudesse tornar as pessoas mais necessitadas a encontrar um pouco mais de conforto e bem estar, devolvendo-lhes a auto-estima. Essa idéia foi o ponto de partida para a formação de uma organização pioneira, que mais tarde se tornaria na maior organização de clubes de serviços do mundo.

A idéia de Melvin Jones se cristalizou nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 1917, no Hotel Adolphus, em Dallas, Texas, USA, quando se realizou a 1ª Convenção, com a presença de 37 Delegados e 8 Suplentes, vindos de 22 cidades de 8 estados americanos.

Nessa Convenção foi eleito o primeiro Presidente da Associação, Dr. William P. Woods, tendo sido eleito, também, Melvin Jones para ser o Secretário e Tesoureiro, que permaneceria no cargo até o seu falecimento em 1º de junho de 1961, na oportunidade foi aprovado o Estatuto da nova entidade e a adoção das cores do Leonismo.

Na realidade, o Leonismo não era internacional até 1920, quando nesse ano foram organizados os primeiros Lions Clubes no Canadá, sendo o Lions Clube de Windsor, na Provincia de Ontário, organizado pelos Leões de Detroit/USA, o primeiro a ser fundado.

Posteriormente, mais alguns paises ingressaram na Associação, a China, o Hawaíi, o México e mais tarde, em 1926/1927, Cuba. Dez anos mais tarde, em 1936, na Colombia, foi organizado o primeiro Lions Clube na America do Sul. Na Europa, o primeiro Lions Clube foi organizado em Estocolmo, na Suécia, fundado em 24 de março de 1948.

Lions Clubs International reconhece o dia 10 de outubro de 1917, último dia da 1ª Convenção, como a data de sua fundação. Atualmente, Lions Clubs International tem sua sede instalada em um belo edifício no seguinte endereço: 300 West 22nd Street, Oak Brook, Illinois, 60523-8842, USA, tendo anteriormente se instalado em outros dois edifícios, o McKormick Building, o Insurance Exchange Building e um edificio localizado na Av. North Michigan, 209, em Chicago.

O fundador da associação também foi reconhecido como líder fora dela. Uma de suas grandes honrarias deu-se em 1945, quando representou o Lions Clubs International como conselheiro em São Francisco, Califórnia (EUA), na Organização das Nações Unidas.

Melvin Jones, o homem cujo código pessoal – “Não se pode ir muito longe sem fazer algo pelo outro” – tornou-se um princípio norteador para pessoas com senso de coletividade no mundo todo, morreu em 1º de junho de 1961, aos 82 anos de idade.

Artigo Lido 1.464 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.176.659 Visitas.