2023-10-27 III Projeto da Visão Lions Clube Naviraí

III Projeto da Visão Lions Clube Naviraí

O Lions Clube Naviraí, por meio dos seus Companheiros(as) e Domadoras, dá início hoje 27/10/2023, em parceria com o SICREDI e CLINICA CDO DE OFTALMOLOGIA ( CCLL Vitor Monticuco e Gilberto Monticuco).

As Cirurgias de Cataratas dos idosos, que estão no Lar de Longa Permanência Para Idosos. Concretizando assim o III Projeto da Visão Lions Clube Naviraí, com recursos exclusivamente de parceiros e do Clube.

A Catarata

A catarata afeta, principalmente, pessoas a partir dos 50 anos. Inicialmente ela pode causar piora da visão. Em estágios avançados pode levar a cegueira.

A catarata é a opacificação progressiva de uma lente transparente, chamada cristalino, que todos possuem dentro do olho. Inicialmente ela pode causar piora da visão e mudança do grau. Em estágios avançados pode levar a cegueira.

Como a doença acontece?

O maior fator de risco para o desenvolvimento de catarata é a idade. Pois é a partir dos 50-60 anos o cristalino passa por um processo natural de opacificação, decorrente da oxidação de proteínas. Entretanto, traumas, cirurgias prévias e uso de determinadas medicações (em especial corticoide) aumentam o risco de catarata precoce.

Qual a faixa etária de maior incidência e quais as taxas de incidência em números?

A partir de 40 anos o risco de desenvolver a doença aumenta a cada década. Nessa idade a taxa de incidência ainda é baixa, por volta de 3%. Aos 65 anos, cerca de 25%, ou uma em cada quatro pessoas, já apresenta catarata. Aos 75 anos, mais da metade das pessoas apresentam a doença e aos 80 anos cerca de 70%.

Quais exames preventivos podem ser realizados?

A consulta oftalmológica anual é a principal medida para se detectar precocemente a catarata e outras doenças oculares, ou seja, visite seu oftalmologista regularmente.

Como a catarata pode ser revertida?

O tratamento envolve a retirada do cristalino opaco, e assim, implantar uma nova lente transparente em seu lugar. Não existem colírios ou óculos que permitam regredir a opacidade do cristalino.

Felizmente, a cirurgia de catarata evoluiu muito nas últimas décadas, tornando-se um procedimento bastante sofisticado. A taxa de sucesso da cirurgia é alta e os riscos estão cada vez menores

✅ Consultas médicas e Triagem dos idoso, tratamento ou Cirurgia de Cataratas.
✅ Um momento de convivência com os idosos lá estabelecidos; e
✅ Distribuição de kit de Higiene pessoal aos idosos, num total de 15 pelo dia do idoso.
Agradecimento a direção da Casa Lar Santo Antônio e dos Companheiros(as) e Domadoras que participaram.

✅ Consultas médicas e Triagem dos idosos para encaminhamento a tratamento ou Cirurgia de Cataratas, CCLL Vitor Vitor Monticuco e Gilberto Monticcuco (oftalmologistas);

✅ Um momento de convivência com os idosos lá estabelecidos; e

✅ Distribuição de kit de Higiene pessoal aos idosos, num total de 15 pelo dia do idoso.
Agradecimento a direção da Casa Lar Santo Antônio e dos Companheiros(as) e Domadoras que participaram.

🦁🙌“Nós servimos unidos e conectados, estreitando laços e transformando o mundo.”

❗Campanhas e esclarecimentos e utilidade promovida por LIONS CLUBE NAVIRAÍ, Nós Somos Lions e Meu Lions.

🎀 “NÓS SERVIMOS”.🌏🇧🇷 #lionsclubselfie #lions #navirai #lionsnav #lionsclub #weserve #distritold9 #NósServimos @lionsclubs @meulions @nossomoslions @lionsnav @distrito.ld9 www.lionsnav.com.br #lionsnav.com.br

Artigo Lido 17 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.177.067 Visitas.