O Janeiro Roxo – hanseníase

O Janeiro Roxo – conscientização sobre a hanseníase

O Janeiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre a hanseníase, criada em 2016 pelo Ministério da Saúde. O objetivo é esclarecer as principais dúvidas da população e eliminar qualquer tipo de preconceito e estigma sobre a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.

O diagnóstico precoce é essencial para evitar sequelas e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) .

Crônica, porém curável, a hanseníase é causada pela exposição prolongada à bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. O microrganismo acomete a pele, os nervos periféricos e também pode causar lesões neurológicas.

A doença é transmitida pelo toque, saliva ou por secreções nasais de pessoas infectadas que não fazem tratamento. Portanto, diferente do que muitos pensam, pacientes que fazem acompanhamento médico e que são medicados(as) adequadamente não transmitem a hanseníase.

Entre as classificações da condição estão a hanseníase indeterminadatuberculóide, dimorfa e virchowiana, sendo as duas últimas suas formas mais avançadas.

Artigo Lido 11 vezes, 1 leitura no dia. Um total de 2.177.039 Visitas.